sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETOS DIDÁTICOS - ESCOLA MUNICIPAL PARAISO

Projeto Contos/ Hora da Leitura

Autoria: Sandra Maria Martins Pimentel carvalhoNome do projeto: Projeto Conto Chapeuzinho Vermelho
Participantes: Alunos de 1° AnoDuração: 20 dias

Justificativa:
Através dos contos será possível ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas e igualmente estar desenvolvendo o vocabulário. Os contos de fadas, por exemplo, têm uma estrutura complexa e são importantes no processo de alfabetização, pois neles ocorre uma narrativa perfeita, com a seqüência apresentada sempre da mesma forma: cenário, problema, construção do clímax da história, clímax, resolução do problema e desfecho. Além do mais, a identificação emotiva entre os alunos e os personagens predispõe as crianças à leitura e a escrita. No decorrer do projeto, será incentivado o gosto pela leitura, escrita e imaginação através das leituras e atividades propostas.

Objetivo Geral:
Possibilitar a formação de leitores capacitados a participar das diferentes práticas de leitura da nossa sociedade. Para tanto, é preciso criar oportunidades para que os alunos:- constituam procedimentos de exploração do livro enquanto portador; - desenvolvam capacidades leitoras de recuperação do contexto de produção do texto de modo a articulá-lo no processamento das idéias do texto;- constituam comportamento leitor, implicados na socialização e necessidade de compartilhar idéias e opiniões acerca de material de leitura escolhido.

Objetivos Específicos:
Desenvolver a criatividade;
Despertar a imaginação;
Oportunizar o conhecimento de textos de diferentes gêneros;
Motivar a curiosidade;
Despertar o gosto pela leitura;
Despertar o gosto pela escrita;
Aprimorar o vocabulário e habilidades lingüísticas;
Reflexão através dos contos;
Fazer com que os estudantes observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas.

Conto selecionado para o desenvolvimento do projeto:
Chapeuzinho vermelho
A escolha do conto Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis. De tradição oral, foi publicada pela primeira vez no ano de 1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Desde então, o conto é apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a infância das crianças nos mais diferentes países e épocas. Uma das versões mais conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos Irmãos Grimm. Nesta seqüência de atividades, as crianças serão convidadas a comparar três diferentes versões do conto, que serão lidas pelo professor dentro de um intervalo de tempo. A escolha das três tem como critério a garantia da qualidade literária. Essa seleção visa garantir a comparação entre as tramas e a análise dos recursos lingüísticos utilizados pelos autores. A comparação de versões de um mesmo texto consiste em uma prática usual do leitor. Ela permite estabelecer critérios de escolha de uma leitura e realizar indicações literárias. As comparações serão inicialmente coordenadas pelo professor, que fará intervenções para os alunos atentarem para outros aspectos da obra além dos que normalmente levam em conta.

Desenvolvimento:

Em roda Leitura do conto em voz alta para a turma.
Recontar conto em voz alta para os coleguinhas;
Assistir o filme a história do chapeuzinho no decorrer serão servidos pipocas, refrigerantes e pirulitos para a turma.
Produção de texto, relembrando o conto e registrando com exatidão os acontecimentos. (Exemplo: Qual o caminho feito pelo lobo e outros);
Leitura dos registros produzidos pelos alunos;
Organizar os alunos em pequenos grupos, com quatro integrantes, para realizarem a atividade.
Apresentar os trabalhos para a turma e realizar uma votação para a história mais criativa.
Confecção de livrinhos através de escrita e desenhos;
Distribuir folhas para a turma criar ilustrações para a capa do conto.
Confecção de livrinhos história em quadrinhos;
Atividades diversificadas (de enigmas, cruzadinha, caça-palavra, ordenação de frases, auto ditado e outras relacionadas.)
Pesquisas juntamente com os pais as receitas da vovó e outras a escolha.
Expor livros de contos diversos incentivando o aluno a ler outros contos;
Ilustrar as frases da música do Chapeuzinho Vermelho;
Culminância: exposição dos trabalhos desenvolvidos para pais e comunidade;

Recursos utilizados:

Folhas de desenho;
Folhas ofício;
E.V.A;
Prendedores de roupas;
CD’S;
Cola e tesoura;
Cartolinas cores variadas;
Lápis de cor e canetinhas.
Bastão de cola quente;
Pistola para cola quente;
Papel camurça
Painel de tecido;
Computador;
Telão;
Data show.

Avaliação

Será avaliado no decorrer do projeto a participação, interesse, envolvimento e dedicação da turma. A cooperação do grupo também será avaliada e culminância.

Referências

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça, Desvendando os Segredos do Texto, Editora Cortez, São Paulo, 2002TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz, Aprendendo a Escrever, Perspectivas e Implicações Educacionais, Editora Vozes e Unicamp, 1993. Revista Nova escola. Edição número: 213. Junho/Julho 2008. http://www.projetosdeleitura.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário