sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETOS DIDÁTICOS - ESCOLA MUNICIPAL PARAISO


Título: Viajando no Mundo Mágico da Leitura e da Escrita
Autora: Elzirene Milhomem de Souza
Público: Alunos do 2º anos A/B do Ensino Fundamental
Duração: Outubro a Dezembro de 2010


APRESENTAÇÃO

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através da leitura e da escrita e das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler e escrever como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática da leitura e da escrita onde os alunos irão ler diversos livros como: contos tradicionais, parlendas, poemas, cantigas de roda, contos, histórias infantis e uma caderneta de registro, onde irão registrar e recontar a história lida; usando a escrita, desenhos e tudo que a imaginação mandar. Cada aluno apresentará a história lida aos colegas e após a leitura irão confeccionar um pequeno livro com todos os registros que fizeram e irá apresentar na galeria de personagens montado na própria sala de aula para os visitantes poderem prestigiar o trabalho feito por cada um.


JUSTIFICATIVA


O ato de ouvir, contar e reescrever historias estão, presente na vida da criança.
A leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios cultural: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto, leitura e escrita. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa com que o aluno tenha prazer em ler e escrever e consiga transmitir ao outro o que leu e o que escreveu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler e escrever é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.



OBJETIVOS

Proporcionar situações de leitura compartilhada;
Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita
( livros) para que eles possam manuseá-las, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler e escrever;
Incentivar a leitura, escrita e a criatividade, visando desenvolver as potencialidades de comunicação, o prazer de ouvir e reescrever histórias de livros infantis;
Promover o desenvolvimento da escrita, criatividade para contar, recontar, produzir e reproduzir histórias;
Ampliar o universo da leitura e escrita, desenvolvendo o hábito da leitura de diversos textos, e conseqüentemente, da escrita de diversos tipos de textos;
Observação e manuseio de livros;
Escuta atenta e interessada de estórias;
Estimular a leitura de vários livros infantis acompanhada de atividades diversificadas, que proporcionam momentos de reflexão despertando o gosto pela reprodução de texto;
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala;
Favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita com base num repertório conhecido pelas crianças;
Propiciar intercâmbio para que elas possam trocar informações e avançar nas hipóteses de escrita.



DESENVOLVIMENTO


Montar com os alunos na sala um cantinho com todos os materiais que irão usar durante o projeto: contos tradicionais, parlendas, poemas, cantigas de roda, contos, histórias infantis, composto de desenhos e pequenas legendas;
No primeiro momento organizar as carteiras em circulo deixando espaço onde os alunos possam se movimentar ao manusearem, olhar, conhecer todos os materiais que irão usar no decorrer do projeto. No dia marcado pelo professor os alunos se organizarão em circulo, sentados ao chão, onde cada aluno pegará um dos materiais exposto na mesa, onde farão a leitura silenciosamente e repassaram aos demais colegas o que leu este encontro é feito duas vezes durante a semana enquanto durar o projeto.
No segundo momento propor às crianças a escrita do nome e de pequenos textos descritivos sobre os personagens escolhido por eles montando dupla de trabalho com os que tenham hipóteses de escritas diferentes possibilitando a troca de saberes; O professor deverá acompanhar a produção escrita das duplas fazendo intervenções pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controlando sua produção;
Reproduzir no quadro uma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de uma dupla. Tematizar com o grupo: em qual delas vocês acham que está escrito “lobo”? Por quê? Confrontá-lo as versões e solicitar opiniões. Introduzir informações a respeito do sistema de escrita e propor a consulta de materiais impressos (livros, listas, legendas, textos já revisado) para que as crianças possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram;
Para compor a galeria de todos devem, ao longo do projeto, realizar ilustrações e escrever textos que caracterizam cada personagem e preparar impressos para galeria, com o nome do personagem, contendo espaço para ilustrações e algumas linhas para preencher com a descrição de cada um.

PÚBLICO ALVO


Alunos do 2º ano A/B – Ensino Fundamental.



CRONOGRAMA


2 meses - Outubro e novembro


MATERIAL USADO


- Vídeo;
- Livros de historias infantis variados;
- Contos tradicionais;
- Cantigas de roda;
- Poemas;
- Lápis;
- Papel Sulfit;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Panfletos das principais histórias infantis.



AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o projeto a partir da observação direta das ações e atitudes do aluno leitor/escritor e no processo de ler e reescrever o texto durante a realização do projeto.

BIBLIOGRAFIA

TONELLO, Denise Maria Milan – Pedagoga e orientadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
RADESPIEL, Maria. Alfabetização Sem segredos: Eventos Escolares 2º Semestre. Contagem – MG. Editora: IEMAR, 1999.







































Relatório do Projeto: Cantinho da Leitura

Realizou-se no dia 10 de Dezembro de 2010, às 8 horas na Escola Municipal Paraíso no período matutino, deu inicio a culminância do Projeto Cantinho da Leitura com as duas turmas: segundo ano A e B. O evento teve como objetivo de fomentar o gosto pela leitura desde o inicio das etapas de escolaridade da criança.
Este projeto tratou da prática de leitura que não deve ser uma, duas ou três vezes e sim deve ser diariamente e se possível com o incentivo do adulto que deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro e que a partir daí a criança tenha seu próprio interesse em ler freqüentemente, pois ler é o segredo do saber.
Organizamos o ambiente de acordo o projeto contendo: imagens de livros, frases, painel, baú e diversos livros espalhados no carpete, onde os alunos puderam escolher seus livros para lerem. Após recebemos a visita de todas as turmas do Ensino Infantil e Fundamental I. Foi gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário